TJSP afasta município e responsabiliza o Governo do Estado pelo fornecimento de medicação de câncer

O TJSP manteve a determinação para fornecimento dos medicamentos a paciente com câncer de mama, mas redirecionou a obrigação exclusivamente ao Estado de São Paulo, afastando a participação do Município de Limeira. O relator destacou que os medicamentos estão incorporados ao SUS e integram o Protocolo Clínico de Câncer de Mama do Ministério da Saúde. Embora os entes federativos sejam solidariamente responsáveis pela saúde, o STF estabeleceu no Tema 793 que o Judiciário deve direcionar decisões conforme a descentralização e hierarquização do SUS, sendo competência dos Estados o fornecimento de medicamentos de dispensação excepcional, enquanto a oneração de municípios com alto custo pode inviabilizar atendimento básico. Por unanimidade, negou-se provimento ao recurso do Estado, extinguindo-se o processo em relação a Limeira.

 

Leia Mais Em: gch.adv.br   

https://diariodejustica.com.br/tribunal-mantem-fornecimento-de-medicamento-mas-direciona-obrigacao-ao-estado-e-afasta-municipio/

 

Leave a Reply

Nós usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência. Você pode obter mais informações sobre os cookies coletados e como desativá-los na nossa política de privacidade.
AceitarPolítica de privacidade

LGPD

  • Cookies

Cookies

Nós estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência. Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configurações de privacidade.